ENCONTRO

COM A

SOMBRA

Descobrir e trabalhar
nosso lado mais obscuro.

8 de maio, sábado, 8-12h.
· R$ 90 ·

Um serviço do

“Sem resolver a sombra,
é impossível amar”.
(Hélio Couto)

Como vai ser o encontro:

 
O Encontro com a Sombra é uma mini-aula e oficina sobre a Sombra, uma expressão usada em Psicologia para se referir a aspectos da personalidade de qualquer pessoa que foram reprimidas e se mantém no inconsciente, causando bloqueios e comportamentos problemáticos, impedindo a empatia, o amor e a expressão autêntica de cada um.

O Encontro Com A Sombra consiste de:  

1 – Introdução ao conceito da Sombra e sua manifestação em nossas vidas. A compreensão do modo como atua. O Ego. Self, Persona & Sombra. Os mecanismos de defesa envolvidos. Correspondência nas escolas espirituais.

2 – Exercícios práticos para descobrir e identificar a sombra de cada participante. Meditações guiadas.

3 – Trabalho psicoterapêutico em forma de ronda individual com o que descobriram nos exercícios. Obstáculos e cuidados no trabalho pessoal.  

4 – Introdução à continuação do processo individual com a sombra. Compreender a integração. A importância da terapia e dos feedbacks. Recomendações de Jung. 

TERAPEUTA  &  COORDENADOR

Nando Pereira

Psicoterapeuta especialista em Gestalt Terapia, Pós-Graduado em Psicologia Transpessoal, fundador do Dharmalog (2009), Terapeuta Ayurvédico pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya, Professor de Psicologia e Meditação, coordenador da Mentoria de Meditação (mentoriademeditacao.com) e autor do livro “Para Abraçar a Prática” (2019). “Jung é uma referência máxima em vários conceitos em Psicologia, mas principalmente na compreensão do Espiritual e do Psicológico juntos, suas tantas conexões, simbologias e traduções, e em como trabalhar isso sem soluções simples nem mágicas, mas a partir da gnosis de cada indivíduo, sua experiência e insight, como toda prática de auto-conhecimento” (Nando Pereira).

Foto na Torre de Bollingen, construída por Jung às margens do Lago Zurique (Suíça) e onde ele passava vários meses ao ano, retirado, introspectivo, nos ajudando a entender a psiqué humana.

“Todos temos sombra. Quanto mais inconsciente, mais densa e escura ela é”.
(Carl G. Jung)

O que é a sombra?

A sombra psicológica é um conceito popularizado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1971) para se referir a uma série de características que possuimos como seres humanos mas que são condenadas e reprimidas por nós mesmos e se tornam inconscientes. Através de dois mecanismos de defesa principais que são a negação e a projeção (ou simplesmente o recalque, segundo a Psicanálise Freudiana), a sombra permanece inconsciente e se manifesta nos comportamentos do indivíduo de diversas formas, incluindo algumas muito frequentes como julgamento, condenação, crítica, raiva, irritação e impaciência. Além disso, há nessas manifestações, segundo Jung, uma característica “possessiva”, que muitos de nós experimentamos como aquela impressão de termos agido “por algo mais forte que nós”.

A sombra geralmente envolve elementos do instinto e do lado animal humanos, e da percepção da manifestação desses elementos na sociedade. Por isso, a sombra pode ter facetas diferentes de acordo com culturas, grupos ou épocas diferentes.

Por fazer parte do próprio processo de criação do ego, a sombra é um processo praticamente inevitável da psiqué humana. “Todos temos sombras”, afirmou Jung. “E quanto mais inconsciente ela é, mais densa e escura ela será”.

Explorar e entender o que é a sombra, e trazê-la para a compreensão dentro da própria vida é um dos objetivos principais deste encontro. 

 

Tire suas dúvidas e junte-se a nós


Pergunta: Tem algum pré-requisito?

Resposta: O encontro é aberto a todos e o único requisito é que o participante não esteja sob diagnóstico ou medicamento psiquiátrico (ex: depressão). 

P: O encontro vai ser gravado? Será disponibilizado?
R: Não. O encontro é ao vivo sem gravação.

P: Porque se chama oficina?
R: Porque haverá uma parte prática com exercícios e trabalho de fundo terapêutico e educacional.

P: Se eu não conseguir neste sábado, haverá outro?
R: O plano é que haja mais edições do encontro, mas ainda não há data definida. 


“Tornar-se consciente dos aspectos obscuros da nossa personalidade como presentes e reais é uma atitude essencial para qualquer tipo do auto-conhecimento “.
(Carl G. Jung)

Inscreva-se aqui:

DIA 8 DE MAIO, SÁBADO, DAS 8h ÀS 12h.
VAGAS LIMITADAS.

R$ 90 

VIa Eduzz Blinket. São aceitos PIX, cartões de crédito, boleto e PayPal.

IMPORTANTE: ao final do form de inscrição, realize o pagamento para garantir sua entrada.

AO SE INSCREVER, VOCÊ CONCORDA EM MANTER TOTAL CONFIDENCIALIDADE E SE COMPROMETE A NÃO REPRODUZIR, NEM DIVULGAR TAMPOUCO COMPARTILHAR O QUE FOR EXPERIMENTADO NO ENCONTRO.

Caso tenha dúvidas, envie para [email protected]

 

2020-2021 © Luiz Fernando Pereira e Dharmalog. Todos os direitos reservados.
Encontro com a Sombra é uma iniciativa e serviço educacional exclusivos do Dharmalog.com.
Contato: [email protected]